No existe evidencia alguna de que Joaquín Carlos Tracassos, alias Fortunio, hubiese hecho una Traducción del Libro de Génesis de Allan Kardec. La Federación Espírita de Brasil FEB, se equivoca al decir públicamente que existe una Traducción del Libro de Génesis Espiritista
JOAQUIM CARLOS TRAVASSOS
El siguiente es el enlace original de éste artículo, para ser utilizado de referencia.
En éste artículo se verifica que Joaquim Carlos
Travassos, su seudónimo era Fortúnio,
nunca hizo la traducción del Libro de
Génesis. no existe evidencia de que haya realizado alguna traducción del
Libro de Génesis espiritual de Allan Kardec. A pesar que la Federación Espírita
de Brasil FEB, ha hecho alarde de que han utilizado de referencia la supuesta
traducción del idioma Francés original al idioma portugués.
Aquí presento a
continuación algunas fuentes de información.
Joaquín Carlos Travassos
De Wikipedia, la enciclopedia libre, la enciclopedia libre.
Joaquim Carlos
Travassos ( Angra dos Reis , 1839 - Río de Janeiro , 6 del mes de febrero de 1915 )
fue un médico , político y pionero de espiritismo brasileño .
Biografía
Antecedentes
Se cree que la
familia Travassos, que ahora tiene representantes en todo Brasil, descendiente
de tres hermanos portugueses que, perseguidos en el reino en el momento de
la dinastía de Filipinas (1580-1640),
llegó aquí en busca de refugio.
Uno de estos
hermanos se han asentado en Grand Island en la costa sur de la
entonces capitanía de
Río de Janeiro , asignándole el tronco familiar en la región.
La juventud y el matrimonio
Nacido en la
granja familiar, el largo Granja , en la isla grande, sus
padres fueron el Coronel Pedro José Travassos y el ADN. Emilia Rita
Travassos. Tuvo seis hermanos más, tres hombres y tres mujeres.
Al final de los
estudios preparatorios, unos diecisiete años, se incorporó a la Facultad
de Medicina de Río de Janeiro . Después de asistir a los
dieciocho sillas de curso, el 30 de agosto de 1862 brillantemente
defendido su tesis, vamos a obtener el grado el 27 de noviembre del mismo año,
en una solemne ceremonia en presencia de sus majestades imperiales.
En ese año, o en
el siguiente, desposó a la Srta. María Antonia de Oliveira, con quien tuvo
dos hijas.
El Dr. Travassos
se puso en contacto con las ideas de espíritu en un momento de Allan Kardec , sólo ellos fueron
traducidos al portugués dos folletos: El espiritismo en su expresión más simple y Introducción al estudio de la Doctrina Espírita . Como
parte de la élite educada en el país, leer los libros básicos de la
codificación en el propio idioma de origen, la francesa .
Aunque se
desconocen de las razones que llevaron a la aceptación de la doctrina Espíritu ,
fue el estudio de las obras de Kardec que se convirtieron en una gran
fanática. Unido a otros estudiosos de los fenómenos espíritas, pasó a
integrar un grupo selecto. Formó de esta manera una asociación para el
estudio de la misma, la Sociedad de los estudios espiritistas - Grupo Confucio ,
fundada el 2 de agosto, de 1873 ,
considerado el primer centro espiritual en
la entonces capital del Imperio, en el que el Dr. Joaquim Carlos Travassos era
Secretario General.
En ese momento,
con fines de divulgación, sintió la urgente necesidad de traducir al portugués
las obras del codificador. Además de la masa de la población no conocer lo
suficiente del idioma francés, surgían varios grupos en la época, donde sus
integrantes apenas conocían los principios elementales de la Doctrina.
En ese contexto,
el Dr. Travassos se tomó la tarea de traducir las obras básicas de la
Codificación o los Libros Codificados por Allan Kardec.. Por lo tanto, bajo el seudónimo de "Fortuño" se
publicó El Libro de los
Espíritus , traducido del francés 20ª edición, sin fecha de
publicación ( 1875 ); El Libro de los
Médiums , traducido de la edición 12 de francés, sin el nombre
del traductor (1875); Cielo y el Infierno ,
traducido del 4ª edición francesa, sin el nombre del traductor
(1875); y El Evangelio
según el Espiritismo , traducida de la 16ª edición francesa,
sin el nombre del traductor ( 1876 ). Las cuatro
obras han salido a la luz a través de la BL Garnier Editorial .
Todavía se debe
a la iniciativa Dr. Travassos a la conversión, también un médico, el
Dr. Bezerra de Menezes . La
historia es bien conocida: por lo que el Libro de los Espíritus salió
de la imprenta, el Dr. Travassos ofreció una copia de la obra, con dedicación,
a su gran amigo, que sinceramente admirado. Y esto fue lo que atrajo a tan
ilustre político a la Doctrina Espírita .
Con la proclamación
de la República de Brasil , Dr. Travassos fue elegido senador
en la primera Legislatura del Estado de Río de Janeiro. Los Anales del
Senado de la Estado ( 1891 ) registraron los
hechos ocurridos durante el corto período de existencia de esta
Legislatura. La primera reunión preparatoria se realizó el 27 de julio de 1891, y la sesión de
instalación se llevó a cabo el 4 de agosto del mismo año, bajo la
presidencia del senador Demerval
da Fonseca .
Travassos, en
ausencia del Presidente, presidido por la Cámara en sesión de 28 de de julio de y 15 de septiembre de , y en repetidas
ocasiones sirvió como primero y segundo secretario.
En la sesión
ordinaria del 28 de de agosto de de
ese año, se presentó un proyecto de ley que regula la colonización y la
inmigración en Brasil, afirmando que en el tiempo, en un largo discurso,
que la inmigración era necesario y urgente, sino que se pone en práctica
" sin empirismo y cuidado, para que no nos va a causar mayores
males futuros ". Entraba luego en una bien fundamentada
exposición en lo que se refiere a la selección del inmigrante
colonizador. Este trabajo recibió el elogio de uno de los hombres más
competentes en la materia en el momento, el vizconde de Taunay ,
entonces presidente de la Sociedad de Inmigración de Brasil .
Después de la
caída del mariscal Deodoro da Fonseca ,
logrado por el Marechal Floriano Peixoto , que testificó todos
los gobernadores que se unieron al golpe de Estado del 3 de noviembre de 1891. El gobierno
de Francisco Portela ,
estado de Río de Janeiro, se cayó y el Congreso que se ha extinto.
El Dr. Travassos,
contrario al procedimiento del "Mariscal de Hierro", abandonó la
política, retirándose a la vida privada. Desde entonces dedicó todas sus
energías a los estudios de la ganadería y la agricultura, relacionándolos a la
economía del país, por comprender que el desarrollo de Brasil dependía en gran
escala de la buena solución de esos problemas.
La última parte
de la vida del Dr. Travassos fue accidentada y llena de percances. En Río
de Janeiro, en menos de quince años, que vivía en las calles de San Carlos,
José Bonifacio, Frei Taza, Benjamín Constant (cerca de la Iglesia
positivista de Brasil ), y se cree que en la plaza de
Niterói. En 1913 se trasladó a la calle Correia
Dutra, donde murió, el 76 - años de edad, víctima de la aterosclerosis .
Bibliografía
·
WANTUIL,
Zêus. Grandes Espíritas de Brasil. En el caso de las mujeres.
Véase también
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Conceptos clave
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animismo
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caridad
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Dios
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espíritu
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Otros conceptos
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Agênere
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errante
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duende
·
umbral
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Espíritus excepcionales
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Allan Kardec · Rocas A. · A.
Moreira-Almeida · Aksakof · Alfred Russel · Amalia Soler · Aristides Spínola · Augusto
Elias · Bezerra de
Menezes · Cairbar Schutel · Camille Flammarion · Lombroso · Chico Xavier · Conan Doyle · Dora Incontri · Divaldo
Franco · Emídio Brasileiro · Ernesto Bozzano · Eurípides
Barsanulfo · Florencio Anton ·Gabriel Delanne · Gustave Geley · Haroldo Dutra
Dias · Hermani G.
Andrade · Herculano Pires · Herminio Miranda
C. · Hugh Dowding · Jesús Gonçalves · León Denis · Raul Teixeira · Oliver Lodge · Paul Gibier · Vera
Kryzhanovskaia · Victorien Sardou · Victor Hugo · Wantuil de
Freitas · William Crookes · Yvonne
Pereira · Zilda Gama · Zeus Wantuil
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Espíritus desencarnados prominentes
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instituciones
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disidencia
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conexo
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Teosofía
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Umbanda
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Os Travassos existem de norte a sul do
Brasil, acreditandose serem descendentes longínquos de três irmãos portugueses
que, perseguidos durante a dominação espanhola, se refugiaram em terras
brasileiras. Um destes irmãos localizou-se na Ilha Grande (Estado do Rio de
Janeiro), e possivelmente é ele o tronco do qual muito mais tarde, após várias
gerações, surgiria, em 1839, Joaquim Carlos Travassos, que nasceu no município de
Angra dos Reis, na Fazenda da Longa (Ilha Grande),
de propriedade de seus pais, Cel. Pedro José Travassos e D. Emília Rita
Travassos.
A família era composta de sete irmãos:
quatro homens e três mulheres. Todos receberam boa educação, e Joaquim, ao
término dos estudos preparatórios, ingressou na antiga Faculdade de Medicina do
Rio de Janeiro, com cerca de dezessete anos. Estudou com afinco e dedicação as
dezoito cadeiras do curso, e à 30 de Agosto de 1862 apresentava sua tese à
Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, sustentandoa com brilhantismo.
Aos
27 de Novembro de 1862, na presença de Suas Majestades Imperiais, conferia-se o
grau de doutor aos novos doutorandos, entre ele o Dr. Joaquim Carlos Travassos.
Em 1862 ou 1863, contraía ele núpcias com
Srta. Maria Antônia de Oliveira, que deu à luz duas filhas.
Aceitara as idéias espíritas numa época em
que, de Kardec, só se achavam traduzidos para o português dois opúsculos: “O
Espiritismo na sua expressão mais simples” e “Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita”.
Os livros básicos da Codificação eram estudados no próprio francês de origem,
língua, aliás, que todas as pessoas cultas obrigatoriamente deviam saber.
Antes de ser espírita, Travassos, de acordo
naturalmente com a crença de seus pais, dizia-se católico. Entretanto, era, em
verdade, um livre pensador, desprendido de dogmas e voltado para a Verdade,
acrescentando que uma compreensão superior da vida o impedia decair
nas garras do fanatismo, seja religioso, científico ou político.
Não
sabemos o motivo que o levara a ingressar no Espiritismo, mas foi pelo estudo ponderado
das obras de Kardec e de outros autores, que ele, em pouco tempo, se tornou
fervoroso adepto da Terceira Revelação. Tanto o francês quanto o inglês eram
línguas que Travassos lia e traduzia com perfeição, e isto muito lhe facilitou
o conhecimento da Doutrina.
Uniu-se a outros estudiosos dos fenômenos
espíritas, formando-se um grupo de criteriosos e cultos observadores, grupo que
coexistia com outros espalhados pelo País. Não havia ainda, no Rio de Janeiro,
uma associação central que orientasse a propaganda e estabelecesse a união
entre os poucos espíritas existentes. Somente a 2 de Agosto de 1873 se erigiu
uma sociedade nesses moldes, a segunda em todo o território nacional, tomando o
nome de “Grupo Espírita Confúcio”.
Sua primeira Diretoria, da qual o Dr.
Joaquim Carlos Travassos fora secretário geral, ficou assim constituída: Dr.
Siqueira Dias, presidente; Doutor da Silva Netto, vice-presidente; Sr. Eugênio
Boulte, 2º secretário; Sr. Marcondes Pestana, 3º secretário Dr. Bittencourt
Sampaio, Mme. Perret Collard e Mme. Rosa Molteno, membros do Conselho Fiscal.
Todos os adeptos cultos sentiam a
necessidade urgente de serem traduzidos para o vernáculo as obras fundamentais
de Kardec. O povo não conhecia o francês e a disseminação do Espiritismo
encontrava, por isso mesmo, sérios embaraços. Além do mais, estavam surgindo vários
grupos, onde os seus componentes mal conheciam os princípios mais elementares
da Doutrina, tudo isto por falta de obras espíritas na língua nacional.
Travassos examinou todo este estado de
coisas, e resolveu empreender a árdua tarefa de traduzir do francês as obras
capitais de Allan Kardec.
Portanto, é a Travassos que o Brasil
espírita deveu a primeira tradução das principais obras do Codificador, ou
sejam: O Livro dos Espíritos, com o pseudônimo de Fortúnio, traduzido da 20ª
edição francesa, sem data de publicação; O Livro dos Médiuns, em 1875,
traduzido da 12ª edição francesa, sem o nome do tradutor; O Céu e o Inferno, em
1875, traduzido da 4ª edição francesa, sem o nome do tradutor; O Evangelho
segundo o Espiritismo, em 1876, traduzido da 16ª edição francesa, sem o nome do
tradutor.
A modéstia e a simplicidade de Travassos,
qualidades que nos foram confirmadas por ilustre pessoa que com ele privou,
impediram que o seu nome aparecesse. Todas essas quatro obras foram dadas à luz
por intermédio da Editora B. L. Garnier, que igualmente, pelo muito
que
fez a prol da propaganda do Espiritismo pelo livro, merece a nossa admiração e
o nosso reconhecimento.
Não foi tão somente a tradução das obras
kardequianas a magna e importantíssima contribuição que Joaquim Carlos
Travassos trouxe ao Espiritismo nascente no Brasil. A ele deve-se, também, o
Doutor Adolfo Bezerra de Menezes. Logo que “O Livro dos Espíritos“ saiu do
prelo, o Dr. Travassos ofereceu ao seu grande amigo Bezerra, a quem
sinceramente admirava, um exemplar da obra. E foi esta que atraiu o então
ilustre político para a Doutrina Espírita.
Com o advento da República, Travassos foi
eleito senador na primeira Legislatura do Estado do Rio de Janeiro. Os Anais do
Senado desse Estado (1891) registram os fatos ocorridos durante o curto período
de existência dessa Casa Legislativa. A 1ª sessão preparatória
realizou-se
em 27 de Julho de 1891, e a sessão de instalação ocorreu a 4 de Agosto do mesmo
ano, sob a presidência do Senador Demerval da Fonseca.
Travassos, na falta do Presidente, assumiu a
presidência nas sessões de 28 de Julho e de 15 de Setembro, e por várias vezes
atuou como 1º e 2º secretário.
Na sessão ordinária de 28 de Agosto de 1891,
o nosso ilustre biografado apresenta um projeto de lei regulamentando a
colonização e a imigração no Brasil, já declarando, naquele tempo, num longo e
belo discurso, que a imigração é necessária, urgente, mas que seja posta
em
prática “sem empirismo e com todo o cuidado, a fim de que não venha a
causar-nos maiores males futuros“. Entra numa bem argumentada exposição no que
diz respeito à seleção do imigrante colonizador, e o seu verbo se desdobra em
páginas cheias de vibração e sabedoria, nelas revelando o coração de um
brasileiro que pulsa com força e carinho pelos problemas nacionais.
Este bem elaborado trabalho recebeu elogios
de um dos homens mais competente na matéria, naquela época: o Visconde de
Taunay, então presidente da Sociedade de Imigração do Brasil.
Após a queda do marechal Deodoro da Fonseca,
subiu à Presidência da República Floriano Peixoto, que depôs todos os
governadores que aderiram ao golpe de 3 de Novembro de 1891. O governo Portella,
do Estado do Rio, caiu e o Congresso fluminense foi extinto. Travassos,
contrário
ao procedimento do “Marechal de Ferro“, abandonou a política, retirandose à
vida privada. Desde então dedicou todas as suas energias, com sinceridade e
entusiasmo, aos estudos de pecuária e de agricultura, relacionando-os à
economia do País, por compreender que o desenvolvimento do Brasil depende em
larga escala da boa solução desses problemas.
A última parte da vida de Travassos foi
acidentada e cheia de percalços. Basta dizer que no Rio de Janeiro, em menos de
quinze anos, residiu nas ruas de São Carlos, José Bonifácio, Frei Caneca,
Benjamim Constant (junto à Igreja Positivista), e cremos que na Praça Niterói.
Em 1913 mudou-se para a rua Correia Dutra,
onde, à 1 hora e 35 minutos da madrugada do dia 6 de Fevereiro de 1915,
desencarnava com a idade de 76 anos, vitimado pela arteriosclerose.
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Biografía de
Joaquim Carlos Travassos Fortúnio
Wikipedia
Feparana
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